ESCOLA > HISTÓRIA

Constituída a 16 de Janeiro de 1995, a FORESP - Associação para a Formação e Especialização Tecnológica, foi o resultado dos esforços conjuntos da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra, a Câmara Municipal de Vale de Cambra, o INETI - Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento e o Instituto Politécnico do Porto , que veio a dar corpo á Escola Tecnológica de Vale de Cambra.

Após um período de definição estrutural do projecto, nomeadamente na sua componente física e organizacional, a 28 de Abril de 1998 teve inicio a primeira turma da Escola com o curso de Tecnologia Mecânica.

De forma a realizar uma acção claramente empresarial, durante o ano de 1999 foram realizados diversos convites a empresas da região, tendo sido aumentado o número de sócios fundadores para 11 com a participação de 6 empresas, a saber:

   - ARSOPI - Indústrias Metalúrgicas Arlindo Soares de Pinho, S.A.;
   - FAMAVAL - Criações Metálicas Adauta, Lda.;
   - Metalúrgica Progresso de Vale de Cambra, S.A.;
   - NEORELVA - Embalagens Metálicas, S.A.;
   - TECNOCON - Tecnologias e Sistemas de Controlo, Lda.;
   - VALINOX - Indústrias Metalúrgicas, Lda.

No seguimento da sua estratégia de qualificação dos recursos humanos, nomeadamente a qualificação de nível IV, considerando as necessidades de formação do contexto envolvente, durante 2000 foi preparado um curso na área da Automação, tendo-se iniciado a 05 de Novembro de 2001 um curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial.

Paralelamente, durante 2000 dão-se início aos cursos de aperfeiçoamento de activos, ou cursos de curta duração, abrangendo áreas como a Automação, Desenho Assistido por Computador, Qualidade, Ambiente, Gestão Industrial e Informática. Com as evoluções naturais dos diversos contextos associados à Escola, no exercício da sua actividade, os cursos têm sofrido, alterações e evoluções por forma a acompanhar as novas realidades.

No ano de 2003, após uma nova auscultação ao mercado empresarial, foi solicitado às entidades competentes a autorização de funcionamento dos cursos de especialização tecnológica (CET's) em Manutenção Industrial e Organização Industrial (nível IV) assim como o Técnico de Administração e Gestão.

Paralelamente, nos cursos de aperfeiçoamento de activos foram introduzidas novas acções para acompanharem a evolução nas necessidades de formação empresariais.

De uma forma complementar iniciou-se um processo de diversificação geográfica, tendo sido planeado acções de nível III para o concelho de Arouca, concretamente os cursos de Produção Mecânica e de Administração e Gestão (nível III).

De igual forma iniciaram-se algumas iniciativas que permitem um maior desenvolvimento com os parceiros da Escola, nomeadamente, Alunos e Empresas, das quais se destacam o projecto CRER (em parceria com a ADRIMAG), o Programa de Articulação e Participação Empresarial (P.A.P.E.) e a implementação do Sistema de Avaliação da Formação da Escola (S.A.F.E.).

Dado o exposto, até Julho de 2004, relativamente aos cursos de aperfeiçoamento de activos já participaram 1116 formandos envolvendo um volume de formação de 34.425 horas, e, relativamente aos cursos de especialização tecnológica foi possível observar o registo de 287 inscrições e um volume de formação de 169.025 horas.