ESCOLA > APRESENTAÇÃO
Constituiu primeiro objectivo
da criação da Escola Tecnológica a resolução da
carência de quadros intermédios e pessoal especializado sentida pelas
indústrias Metalúrgica e Metalomecânica, na sua área geográfica de
influência.
Com efeito, o sector da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é
inequivocamente um sector com grande peso e importância na estrutura
económica da região, atendendo à sua dimensão, à capacidade de criação
de emprego, ao dinamismo evidenciado e à importância que algumas das
suas unidades revelam no topo da indústria nacional.
Aliado a este invejável posicionamento económico, o sector, ao nível da
região, revela um forte potencial de desenvolvimento futuro, assente em
sólidas estruturas existentes e numa assinalável presença nos mercados
externos.
Todavia, alguns importantes constrangimentos podem dificultar ou, no
limite, obstruir tão invejável crescimento. Entre esses, salienta-se a
carência de quadros intermédios e pessoal especializado para o
desenvolvimento de tarefas específicas nos departamentos produtivos das
unidades industriais existentes.
É esta lacuna que a Escola Tecnológica de Vale de Cambra
pretende colmatar, dando-se resposta a uma expressiva reivindicação dos
industriais e a um sensível desequilíbrio estrutural verificado no
mercado de trabalho qualificado da região.
Como segundo objectivo, pretende-se diversificar a oferta escolar na
região e, simultaneamente, criar uma maior articulação com o ensino
técnico-profissional existente (a montante) e com o ensino politécnico
(a jusante). É razoável, qualitativa e quantitativa, a oferta de ensino
profissional na região, na área tecnológica em apreço. Algumas escolas
secundárias e centros de ensino técnico-profissional existentes
asseguram de forma satisfatória essa oferta, no entanto, restrita aos
níveis II e III. Neste contexto, a Escola Tecnológica
garante a progressão dos seus alunos para um nível mais avançado e
complementar ao já adquirido.
Através dos Acordos de Cooperação com o Instituto Politécnico do Porto,
procura-se conferir aos formandos um tipo de formação que facilite sua
integração posterior no Instituto Superior de Engenharia do Porto, na
eventualidade de aí pretenderem prosseguir os seus estudos, em paralelo
com o desenvolvimento das respectivas actividades profissionais.
A supervisão cientifica e pedagógica é realizada por docentes do
Instituto Superior de Engenharia e profissionais qualificados do meio
empresarial, sendo o corpo docente maioritariamente constituído por
professores do quadro daquele Instituto e os restantes recrutados
localmente entre os quadros superiores das empresas, o que garante a
ligação da escola ao meio empresarial.
Assim, os alunos que concluam o curso estarão dotados de ferramentas que
lhes permitem um rápido acesso ao mercado de trabalho, comprovadas pela
atribuição do Diploma de Especialização Tecnológica (DET) e a
qualificação profissional de Nível IV, de acordo com a legislação em
vigor, e a possibilidade de progressão harmonizada dos seus estudos nos
moldes estipulados pelos acordos estabelecidos com o Instituto
Politécnico do Porto. |